29 de outubro de 2012

Alguns Esclarecimentos


O espiritismo,conforme reconhece o Conselho federativo Nacional,orgão da Federação Espírita Brasileira,é a revelação prometida pelo Cristo de Deus para os séculos em que a humanidade alcançasse um grau de assimilação mais elevado.
Os fenômenos psíquicos,tão velhos quanto o mundo.só atraíram a atenções dos intelectuais,quando surgiram os ocorridos em Hydesville,em 1848.
Em 1857,após observa-los e catalogá-los com o mais meticuloso rigor cientifico,Allan Kardec lançou ao mundo o primeiro livro da codificação dessa nova revelação"O Livro dos Espíritos"-criando o vocábulo Espiritismo para designar essa revelação,então chamada e ainda conhecida em outros países pelo nome de neo- Espiritualismo.
Difere o Espiritismo de todas as religiões conhecidas por demonstrar a lógica dos seus ensinos através de experiências cientificas e por apresentar uma filosofia também baseada em experimentos cientificos e observações e documentadas por uma legião de sábios de renome universal.
religião científico-filosófica,confirmando os ensinamentos básicos de todas as Religiões,não pretende demolir as que a precederam,antes reconhece a necessidade da existência delas para grande parte da humanidade,cuja evolução se processará lenta e inevitálvelmente.
Doutrina religiosa sem dogmas propriamente ditos,sem liturgia,sem símbolos,sem sacerdócio organizado,ao contrário de quase todas as demais religiões,não adota em suas reuniões e em suas práticas:
a) paramentos ou quaisquer vestes especiais
b) vinho ou qualquer bebida alcoólica
c) incenso,mirra,fumo,ou substâncias outras que produzam fumaça
d) altares,imagens,andores,velas e quaisquer objetos materiais como auxiliares de atração do público
e) hinos ou cantos em línguas mortas ou exóticas,só admitindo,nas línguas do pais,exclusivamente em reuniões festivas realizadas pela infância e pela juventude e em
sessões ditas de efeito fisicos
f) danças,procissões e atos análogos
g) atender a interesses materiais terra-a-terra,rasteiros ou mundanos
h) pagamento por toda e qualquer graça conseguida para o próximo
i) talismãs,amuletos,orações miraculosas,bentinhos,escapulários ou quaisquer objetos e coisas semelhantes
j) administração de sacramentos concessão de indulgências,distribuição de títulos nobiliárquicos
k) confeccionar horóscopos,exercer a cartomancia, a quiromancia,a astronomia e outras "mancias"
L) rituais e encenações extravagantes de modo a impressionar o público
m) termos exóticos ou heteróclitos para a designação de seres e coisas
n) fazer promessas e despachos,riscar cruzes e pontos,praticar,enfim a longa série de atos materiais oriundos das velhas e primitivas concepções religiosas.

O fenômeno psíquico pode surgir em qualquer meio religioso ou irreligioso e seu aparecimento pode conduzir a criatura ao espiritismo,mas a consolidação da crença,o conhecimento das leis que presidem os destinos do homem e a perfeita assimilação da Doutrina Espírita,só se conseguem através do estudo das obras de Allan Kardec e das que lhe são subsidiáris.
(Oferta da Federação Espírita do estado do Rio de Janeiro)

Nenhum comentário: