30 de outubro de 2011

ESCOLHER



OCT
28

ESCOLHER

Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas".
Pv. 20, v.3.


A pessoa honrosa se desvia sempre das rixas, por saber que a natureza da arenga é de caráter perverso.

Poder escolher o assunto a falar, onde viver e trabalhar, é muito bom. Mas, caso o destino não o permita, esforça-te para fazer o que puderes, usando o senso apurado pela inspiração em Cristo.

O bate-boca que nasce da intriga envergonha a consciência, distorce a verdade, e provoca, por vezes, os grandes conflitos.

Se podes, deves escolher o que falar com acerto.

É bom que renoves esse pensamento, todos os dias, para que possas escolher o melhor, onde quer que estejas. O atraíres tudo o que a ti se assemelha não tem por causa a atitude de ninguém, pois as venturas e os infortúnios são fagulhas, atraídas pelo ima da tua vida.

Modifica-te por dentro, que por fora a natureza se encarrega da reforma.

Quando tocamos uma planta, com todo o carinho e amor, o seu metabolismo palpita de emoção; quando falamos aos outros, com toda pureza que parte da Alma, transmitindo alegria e paz, o milagre é o mesmo.

Os animais explodem de prazer quando encontram o dono cheio de afeto. O que parte do Espírito, volta na mesma dimensão.

Deves propor coisas boas, para que a bondade vos visite.

A discórdia altera o teu campo mental, e ainda se associa, dentro de ti, com toda a inferioridade de que porventura sejas portador.

Se fores ferido em teus melindres, esquece a ofensa. Não vale a pena o revide, porque ele é lama, da lama que recebestes.

Se uma criatura gosta de ambiente cheio de hostilidade, marca, por si mesma, o ponto em que se encontra na escala evolutiva.

Todavia, quando começa a despontar, no centro da nossa vida, o interesse pela renovação interior, mesmo debatendo-se entre escombros, o Cristo nos aparece, dando-nos as mãos, dizendo: "Vinde a mim todos vós que estais cansados de sofrer, que eu vos aliviarei".

Esquece as demandas, e trabalha na harmonização das consciências.

Não sirvas como instrumento de debates inferiores, mas amplia o conceito de concórdia.

O sábio não discute: ensina, vivendo. O santo não ofende: abençoa.

¨Vê o que estás fazendo da vida. E, se ainda não fizeste o bem necessário, não percas tempo: escolhe, hoje, agora, os caminhos que te levam à verdade e aonde mora e esplende a felicidade.

(Do Livro "Tuas Mãos" - João Nunes Maia/pelo Espírito Carlos).

Nenhum comentário: