29 de março de 2011

Tradição,Hábitos e Cacoetes.

É consolador saber que ninguém nasce com tal ou qual costume,hábito ou vício,mesmo considerando o princípio desses,considerando a herança psicogenética-espiritual.
A criança ainda como feto,recebe dos hábitos da mãe e dos ambientes que ela frequenta as cargas magnéticas com os fluidos estimulantes de tal ou qual costume.Mesmo sem saber,os que rodeiam mãe e filho os influenciam com sua atmosfera fluidica.
No mundo a criança recebe por tradição,os ensinos dos pais,parentes,vizinhos,enfim,de todos com os quais tem contato.Assim,por não conseguir questionar a validade das informações ou a falta delas,incorpora hábitos desde o início de seus dias na terra.
Ao modificar seu hábitat,indo á creche ,á escola,novas informações,por tradição,lhe são entregues e normalmente assimiladas.Certamente que há os que,desde cedo,rejeitam e refutam certos procedimentos e substâncias,mas são a minoria.
Os que não aderem a determinados costumes e orientações,logo são identificados como problemáticos,diferentes e recebem outros rótulos que repercutirão durante toda a vida,pressionando-os a ceder a render-se ao "mal".Os que não conseguem resistir ao "mal" adquirem hábitos que os tornam aparentemente iguais ao aos outros.Uma grande ilusão,pois somos todos únicos,diferentes,embora com semelhança de gostos e ideias...
Adquirido os hábitos mais corriqueiros e aparentemente sem consequências graves,adota outros costumes para ser incluso em certo grupo ,para sentir-se acolhido,amado etc..,etc...,
Assim o uso do cigarro,de alcoólicos,comidas,expressões idiomáticas e regionais,torna-se tão comum que poucos são os que deles se libertam,justamente por não lhes ver ou sentir como ameaça,apesar de receber informações contrárias.
A esses são associados outros atos,cacoetes,ou seja,movimentos involuntários repetidos a partir de um ou mais estimulos.Dessa forma, ao sentir-se inseguro,sem saber o que falar ou para "fazer presença" ou sentir-se amado repete o movimento de forma inconsciente.Basta ver alguém fumando,sentir o cheiro do cigarro,do café,do doce ou ver uma outra imagem ou ouvir aquela música e, mais uma vez o movimento se repete.
Antes da dependência química gerada pelas diversas substâncias vem as dependências hereditárias,educacionais,emocionais,psicológicas e os cacoetes que dificultam ainda mais a vitória sobre os diversos vícios.
Nosso consolo é que Deus nos fez para a perfeição e felicidade eterna e que muitos que passaram por situações semelhantes e piores já conseguiram vencer, livrando-se do "inferno das drogas".Aceitar ajuda,e seguir o caminho dos vitoriosos contra os vícios mais do que inteligência é sabedoria e preservação da saúde em todos os sentidos.

Nenhum comentário: