19 de novembro de 2010

BOAS MANEIRAS...

"e assenta-te no último lugar."-Jesus.(Lucas,14:10.)
O Mestre,nesta passagem,proporciona inolvidável ensinamento de boas maneiras.
Certo,a sentença revela conteúdo altamente simbólico,relativamente ao banquete paternal da bondade divina;todavia,convém deslocarmos o conceito a fim de aplicá-lo igualmente ao mecanismo da vida comum.
A Recomendação do Salvador presta-se a todas as situações em que nos vejamos convocados a examinar algo de novo,junto aos semelhantes.Alguém que penetre uma casa ou participe de uma reunião pela primeira vez,timbrando demostrar que tudo sabe ou que é superior ao ambiente em que se encontra,torna-se intolerável aos circunstantes.
Ainda que se trate de agrupamento enganado em suas finalidades ou intenções,não é razoável que o homem esclarecido,aí ingressando pela primeira vez se faça doutrinador austero e exigente,porquanto,para a tarefa de retificar ou reconduzir almas,é indispensável que o trabalhador fiel ao bem inicie o esforço,indo ao encontro dos corações,pelos laços da fraternidade legitima.Somente assim conseguirá alijar a imperfeição eficazmente,eliminando uma parecela de sombra,cada dia,através do serviço constante.
Sabemos que Jesus foi o grande reformador do mundo,entretanto,corrigindo e amando,asseverava que viera ao caminho dos homens para cumprir a lei.
Não assalte os lugares de evidência por onde passares.E quando te detiveres com os nossos irmãos em alguma parte,não os ofusques com a exposição do quanto já tenha conquistado nos domínios do amor e da sabedoria.Se te encontras decidido a cooperar pelo bem dos outros,apaga-te,de algum modo, a fim de que o próximo te possa compreender.
Impondo normas ou exibindo poder,nada conseguirás senão estabelecer mais fortes perturbações.

Nenhum comentário: